Onde estou

Fale Conosco Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes - FAQ

Selecione um assunto abaixo referente a sua dúvida:

1 – Como é realizada a previsão diária do tempo?


A previsão do tempo é realizada por uma equipe de 6 meteorologistas, entre graduados, mestres e doutores. Esta equipe inicia a previsão avaliando as ultimas previsões. Após esta etapa, é realizada uma análise diagnóstica, que consiste de observar a atmosfera em tempo real. Finalmente, com o auxilio da modelagem numérica de previsão do tempo é realizada a previsão do tempo para 3 dias e tendência.



1 – Como faço para cadastrar meu e-mail e receber a previsão do tempo?


Você deverá ligar para o telefone (31) 3915-1254/1255 e falar com um dos nossos profissionais, solicitando a inclusão na lista dos usuários cadastrados. A solicitação será avaliada pela nossa equipe.



2 – Não quero mais receber a previsão do tempo por e-mail. Qual é o procedimento?


Você deverá ligar para telefone (31) 3915-1254/1255 e solicitar a remoção do seu e-mail da lista de usuários cadastrados.



3 – Quais os principais produtos do SIMGE?


Atualmente, os principais produtos do SIMGE são o boletim diário do tempo (atualizado duas vezes ao dia), o boletim hidrometeorológico para o Estado de Minas Gerais (atualizado uma vez por dia, exceto nos finais de semana), e avisos meteorológicos, utilizando os produtos do radar meteorológico e da modelagem numérica do tempo.

 1- Qual o objetivo do radar meteorológico?


O radar meteorológico é responsável pela previsão de curtíssimo prazo, monitorando as condições meteorológicas em tempo quase real, sendo possível estimar com destreza os fenômenos meteorológicos, tipo (chuva, granizo), deslocamento e o impacto com antecedência de até 3 horas.



2 – Todo o estado de Minas Gerais é coberto pelo Radar Meteorológico?


Não. O radar meteorológico está instalado no município de Mateus Leme – MG e é capaz de monitorar as condições meteorológicas em tempo quase real dentro de um raio de 250 km.