Onde estou

Previsão do Dia Previsão de Tempo Severo

Previsão de Tempo Severo

Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade, sendo indicados as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo com 2 cm ou mais de diâmetro (ou com acumulação em solo), vendavais (rajadas > 90 km/h ou dano por vento), tornados e/ou chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo. Entenda mais a metodologia empregada.

 

Tempestades Não Severas: previstas em áreas do Noroeste, Norte, Central Mineira, sul do Jequitinhonha, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Oeste, Metropolitana de Belo Horizonte e Triângulo/Alto Paranaíba. Microrregiões em destaque:Unaí, Paracatu, Pirapora, Três Marias, Curvelo, Bom Despacho, Montes Claros, Bocaiuva, Diamantina, Guanhães, Ipatinga, Caratinga, Aimorés, Ponte Nova, Manhuaçu, Viçosa, Muriaé, Ubá, Juiz de Fora, Cataguases, Lavras, São João del-Rei, Barbacena, Passos, São Sebastião do Paraíso, Alfenas, Varginha, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Andrelândia, Itajubá, Piumhi, Divinópolis, Formiga, Campo Belo, Oliveira, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro, Pará de Minas, Belo Horizonte, Itabira, Itaguara, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Ituiutaba, Uberlândia, Uberaba, Patrocínio, Pará de Minas, Frutal e Araxá.

 

A atuação da ZCAS segue inibindo a disponibilidade de energia para convecção e apenas alguns setores apresentam MUCAPE acima de 1500J/kg O cisalhamento aumenta um pouco em relação ao dia anterior, especialmente na porção sul e sudoeste do estado, mas na maior do estado segue fraco, com valores efetivos abaixo de 15kt. São esperadas tempestades isoladas em parte do estado mineiro, mas com probabilidade no Triângulo, Oeste, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Rio Doce. Nestas regiões podem ocorrer tempestades associadas principalmente à chuva forte e rajadas de vento ocasionais.

 

 

20240327 severidade

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares,  Juiz de Fora, Montes Claros,  Paracatu, Poços de Caldas,  Teófilo Otoni e Uberlândia.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma: a probabilidade que uma pessoa tem, em um determinado ponto, para observar evento de Tempo Severo num raio de 40 km de distância dela.

Acesso Restrito